Podologia

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações/patologias dos pés e as suas respectivas repercussões na saúde global do ser humano.

A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Podemos então definir a Podologia como o “estudo e tratamento dos pés”.

Tal como aconteceu noutras ciências da saúde, tem-se vindo a verificar uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente ou incompleta para caracterizar a Podologia no seu estado actual.

Esta evolução foi possível também graças à aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia numa área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam, por falta de informação.

Pensando na grande importância que têm os pés nas nossas vidas, a Podologia completa através de conhecimentos multidisciplinares, ou seja, ortopedia, dermatologia, cirurgia vascular, etc, formam um conjunto de profissionais que devem ser respeitados em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao limite de actuação de cada um.
A Podologia também nos esclarece quanto à postura profissional, higiene e hábitos mais correctos prevendo a manutenção de uma boa saúde para os seus pés.

Na Podologia, trata-se entre outras entidades, os calos ou calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, verificar a marcha, produção de palmilhas, testes de sensibilidade e orientação dos pacientes sobre medidas de prevenção e educação para saúde.